ATIVIDADE CULTURAL- Grêmio
Recreativo Cultural Social Escola de Samba Vai-Vai
Logo do Samba Enredo da Vai-Vai para o Carnaval 2013 |
A ATIVIDADE
A
escolha de evento se deu por uma sugestão de uma das componentes do grupo.
Após
algumas discussões a cerca de outros locais que poderiam ser visitados para a
realização desta atividade, ficou descido o G.R.C.S. Escola de Samba Vai-Vai
pela familiaridade que a componente Bruna tem pela Escola e a vontade dos
demais membros de conhecer um pouco mais do cotidiano desta, que participa de
uma das maiores manifestações culturais do mundo.
Pelo
fato dos componentes do grupo morar em diferentes regiões de São Paulo, Mariana
– Vila Primavera, Bruna – São Mateus e Edson – São Bernardo do Campo e
decidimos nos encontrar em um local de fácil acesso a todos. O encontro aconteceu
no último domingo 02/12/2012 na estação de Metrô Anhagabaú (Linha Vermelha) e
todos os componentes estavam devidamente trajados, Bruna com a camiseta da
Escola, Edson com tênis esportivos bem confortáveis e Mariana com um simpático
chapéusimilar à aqueles que os sambistas usam. Após o encontro no metrô por
volta das 18h15min, um pouco antes do ensaio que se inicia 19h00min, e de lá caminhamos
até o Terminal Bandeira e pegamos um ônibus para evitar uma caminhada maior. O tempo nesse dia estava muito instável, hora
com picos de chuvas mais fortes, hora de chuviscos, porém estamos em São Paulo,
à terra da garoa e tal situação não desanimou o grupo. Chegamos ao local,
pagamos o ingressono valor de 10 reais e entramos na quadra.
A quadra do Vai-Vai
fica Rua São Vicente – Bela Vista, no bairro do Bexiga (um dos mais
tradicionais da Cidade de São Paulo, conhecido pela influência italiana e suas
cantinas) se trata de um espaço pequeno (fazendo com que os componentes escola
ensaiem na rua, sujeito a intervenções climáticas) , mas aconchegante. Logo na
entrada, a atenção dos que vão lá pela primeira vez (Edson e Mariana)é atraída
pelas fantasias do carnaval de 2013 expostas no segundo andar da quadra para
venda,e os Pavilhões que ficam em cima do palco interno antes do ensaio
começar. Já na área externa da quadra (com o olhar atendo de todos com o
intuito de observar tudo e todos que nos seria relevante para fazer a ligação
com a disciplina), notamos os prédios que rodeiam aquela rua e nos lembramos de
uma música sugeria por Bruna, antes de irmos lá,para que o restante do grupo já
se ambientasse com costumes do local A música é chamada Tradição de uns dos
maiores compositores da escola, Geraldo Filme, que diz o seguinte:
“Quem
nunca viu o samba amanhecer
vai no Bexiga pra ver, vai no Bexiga praver
vai no Bexiga pra ver, vai no Bexiga praver
O samba
não levanta mais poeira
Asfalto hoje cobriu o nosso chão
Lembrança eu tenho da Saracura
Saudade tenho do nosso cordão
Asfalto hoje cobriu o nosso chão
Lembrança eu tenho da Saracura
Saudade tenho do nosso cordão
Bexiga
hoje é só arranha-céu
e não se vê mais a luz da Lua
mas o Vai-Vai está firme no pedaço
é tradição e o samba continua.”
e não se vê mais a luz da Lua
mas o Vai-Vai está firme no pedaço
é tradição e o samba continua.”
A partir desse momento
notamos a paixão e a identificação que os componentes têm pela escola e pelo
bairro, que apesar das mudanças imposta pelo desenvolvimento da cidade ao redor
deles se recusam a deixar de fazer o gostam,se recusam a perder a Tradição.
O
ensaio estava cheio considerando a época do ano, as pessoas geralmente vão com grupos,
ou acompanhadas. Trata-se de um ambiente bem familiar, frequentado por pessoas
de todas as idades, profissões, religião, orientação sexual, nacionalidade,
etc.
Alguns
pontos que nos chamaram a atenção:
- · Vestimenta: Roupas casuais, normais. Exceto a dos cais de mestre sala (calça social e camisa, às vezes camiseta, às vezes terno) e porta bandeira (saia e camiseta, ou vestido abaixo do joelho), os componentes da Harmonia da escola (calça social preta e camiseta da harmonia), os componentes da Disciplina da escola (camiseta gola polo escrito disciplina e o nome da ala que são responsáveis) e as passistas (saia, ou short curto, salto alto, essas coisas) e a Ala das baianas (com saias longos e rodadas, camiseta da escola e lenço na cabeça
- · Códigos: apito do mestre de bateria, a apresentação do pavilhão e o respeito que a comunidade demonstrar ao curvar levemente o corpo quando ele é apresentado
Pavilhão da Escola |
A
alegria dos componentes e do samba enredo é contagiante. No decorrer do ensaio
é impossível ficar apenas observando as atitudes dos componentes, ou seja, o
grupo não resistiu e caiu no samba! Por alguns momentos os componentes do grupo
que não fazem parte da comunidade da Escola sentiram-se parte do grupo.
Os
componentes Edson e Mariana não permaneceram no ensaio até o seu término, pois
precisavam se deslocar até suas casas,foram embora por volta das 21:40, pois o
ensaio acontece aos domingo e por isso a
quantidade de transporte público ( ônibus e metrô) é reduzida. Voltamos para
casa satisfeitos com o ensaio e molhados porque a chuva ficou bem forte em
alguns momentos. Já a componente Bruna por fazer parte da comunidade da Escola
permaneceu no ensaio até o seu término.
RELAÇÕES
COM AS DISCIPLINAS:
Analisando
toda a manifestação vivenciada no ensaio da escola de Samba Vai – Vai
percebe-se que os componentes se identificam fortemente com a comunidade, isto
é, na hora dos ensaios os componentes se sentem pertencentes a aquele ambiente.O ato de sambar, cantar o samba enredo entre outras ações
traduz a sensação de pertencimento dos componentes.
A
identidade social deve ser entendida como a forma pela qual os indivíduos se
percebem dentro da sociedade em que vivem e pela qual percebem os outros em
relação a eles próprios``(BRADLEY apud TILIO, 2009,p. 110)
Outro
ponto que pode ser relacionado diz respeito à existência do Pavilhão da escola,
que é um símbolo muito importante em toda a manifestação cultural. A existência
do mesmo pode remeter aos conceitos desenvolvidos por Nora em especial os
conceitos de aos lugares da memória, em especial os lugares simbólicos. A
existência do Pavilhão pode ser classificado como um “lugar” em que a importância da história e da memória
da Escola é referenciada. A existência
do mesmo nos ensaios e em momentos importantes do grupo valorizam o grupo desde
a sua história até o momento presente.
``
Salvos de uma memória na qual não mais habitamos, semi-oficiais e
institucionais, semi-afetivos e sentimentais; lugares de unanimidade sem
unamismo que não exprimem mais nem convicção militante nem participação
apaixonada, mas ainda palpita ainda algo de uma vida simbólica``(PIERRE
NORA,1993, p.14)
IMPRESSÕES NO DIA SEGUINTE:
Impressões
Mariana: No dia seguinte acordei com algumas dores nas pernas, por ter “tentado
sambar” mais feliz por ter participado de manifestação cultural tão rica.Fiquei
muito impressionada com a união e a paixão da escola por sua bandeira (quer
dizer o Pavilhão, como a Bruna me corrigiu várias vezes durante o ensaio) ealém
disso, a melodia do samba enredo da escola ficou tocando o resto do dia em
minha cabeça.Com certeza irei torcer para VAI-VAI nos desfiles do Carnaval 2013!
Minha alegria por ter participado do ensaio. Segurando o folheto com a letra do Samba Enredo |
Impressões Edson: Achei o ensaio muito legal e me impressionou
o ritmo da bateria. Fiquei com o som da bateria por algumas horas na minha
cabeça e um pouco cansado por ter pulado além da conta no ensaio. Com certeza
voltaria mais vezes lá!
O Samba Enredo |
Impressões
Bruna: Ensaio com chuva é um dos melhores ensaios que existe, no seguinte
acordei sem voz, mas valeu a pena, faria tudo novamente por minha escola. Muito
feliz por ter mostrado um pouco desta minha paixão para essas duas pessoas que
fazem parte do meu dia a dia e não conheciam a seriedade deste universo, vai
muito além de colocar a escola na avenida e agora eles sabem disso. Preparativos
Carnaval 2013 a todo vapor: “Divino eu sou, Sangue da Terra, Videira da vida,
Num brinde de amor transbordo em plena avenida, Cantando um sonho novo, MATRIZ,
ESCOLA DO POVO, RESPEITE O MEU PAVILHÃO!
ótimo, que experiência rica!
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