DEPOIMENTOS DA VANGUARDA

 Entrevistas do Acervo do MIS


Consideramos nossa ida ao MIS um mergulho dentro de uma memória esquecida. Tivemos o acesso ao acervo consultando a midiateca do local, sendo assim conseguimos fazer somente anotações, logo que a quantidade de materiais é enorme (48 arquivos em áudio  e 31 arquivos em DVD- todos feitos na década de 80 no projeto de revitalização feito pelo MIS). Faremos algumas citações interessantes feitas pelos depoentes:

  Aldo (faz tudo nos bastidores da Vera Cruz )
  •  Os problemas que a VC enfrentou desde o início, especialmente para a gravação de Caiçara em Ilha Bela (6 meses de filmagem; o isolamento; problemas de infraestrutura; desentendimentos entre o diretor (Cavalcanti) e o produtor (Uccelli); grandes gastos e a necessidade de regravar inúmeras vezes...)
  •  `` Depois de 22 anos de VC , agora sim podemos contar a historia dela. … A VC nasceu de um erro técnico e sofreu violentamente dentro de seu próprio erro…. Um grande erro cometido foi feito por um grande homem de cinema: Alberto Cavalcanti.  Assumiu um cargo técnico que não tinha conhecimento profundo ….. ``
  •  Brasileiros X Alemães X Italianos – Uma disputa interna, sendo os ingleses neutros e havendo uma grande concorrência entre brasileiros e italianos.
  •  Como as coisas aconteceram lá dentro e como a VC mudou radialmente o modo de produção. A VC teria sido uma espécie de universidade para o cinema atual, toda a técnica de corte e produção de som seria resíduo do que se aprendeu nos estúdios.
  • Franco Zampari mereceria uma estátua: criou TBC e a VC.
  • Como foi o processo para ser chamado para trabalhar nos estúdios; a mobilidade de lá de dentro e como era a forma de aprendizado. 


 Oswaldo Sampaio (cineasta e produtor)
  • Sotaque indefinido
  • Veio ao Brasil ao convite de Cavalcanti; foi motivo de chacota por descer em Ilha Bela de terno e gravata.  
  •  ``Eles tinham uma técnica de primeira,  mas uma péssima administração… equipamentos impostados de primeira linha (…) outro erro foi construir estúdios muito grandes , esse dinheiro deveria ter sido usado para a produção ….``
  • Problemas de distribuição


Ciccilo Matarazzo / Francisco Matarazzo Sobrinho (financiador)
  •  Sotaque italiano marcante 
  •  Estudou junto com Zampari
  •  Um entusiasmo muito louco
  • TBC- o começo da organização da trupe
  • Cedeu sua fazenda de galinhas para ser o local
  • Disse que não fazia ideia do que aconteceu com o terreno ( já na década de 80), teria cedido para a construção e depois teriam vendido ... ``a Vera Cruz sumiu, mas non quero saber o que aconteceu com o terreno... ``


  Mario Sergio (ator)
  • Como foi descoberto
  • Todo o trabalho da produção do primeiro filme; todos os problemas.
  • ``Nostalgia de um tempo que se perdeu … ``


  Anselmo Duarte (ator)
  • Diretores com boa formação, porém a maioria estava dirigindo pela primeira vez. Uma produção excepcional,
  • Alguns atores com experiência (vindos da atlântica).
  • Na atlântica era uma espécie de faz tudo, na VC era tudo diferente, havia divisão e especialização.
  • Os técnicos eram muito disciplinados e experientes .... jamais se misturavam com a parte artística, como no RJ.
  • ``A parte técnica era sensacional, porém a direção era feita por pessoas inexperiente ... os filmes eram salvos na sala de montagem .... tínhamos um grande montador, ele já tinha ganhado um Oscar por ``Terceiro Homem``.
  • Era `` o artista mais bem pago do Brasil``.
  • ``No início, nadavam no dinheiro, mas depois ... Zampari era bem intencionado, porém sem experiência``
  • Tempo em excesso para fazer o filme, para fazer um 1 minuto de filme com cenas de circo, este ficou montado durante 1 mês nos estúdios.  No roteiro haviam por volta de 8 pessoas.... ``davam muito palpite``.
  • Enquanto isso os filmes da Atlântica eram feitos na rua, tudo na improvisação.
  • Problemas de choque cultural: todos os diretores eram formados na Itália e queriam até colocar o sotaque italiano nas cenas ...( um dia e meio para gravar a cena final do filme)
  • Zampari também gastava muito dinheiro com festas, atores exclusivos, o cachorro Duke...
  • O desconhecimento da máfia da distribuição de filmes, além de maus negócios com as distribuidoras internacionais (o filme Cangaceiro – o único de grande retorno- foi um total sucesso , porém seus direitos tinham sido cedidos para pagar dívidas). 

 

 Documentários disponíveis na internet com o depoimento de Elaina Lage


ELIANE LAGE - VERA CRUZ




ELIANE LAGE- SINHÁ MOÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário