Entrevistas do Acervo do MIS
Consideramos nossa ida ao MIS um mergulho dentro de uma memória esquecida. Tivemos o acesso ao acervo consultando a midiateca do local, sendo assim conseguimos fazer somente anotações, logo que a quantidade de materiais é enorme (48 arquivos em áudio e 31 arquivos em DVD- todos feitos na década de 80 no projeto de revitalização feito pelo MIS). Faremos algumas citações interessantes feitas pelos depoentes:
Aldo (faz tudo nos bastidores da
Vera Cruz )
- Os problemas que a VC enfrentou desde o início, especialmente para a gravação de Caiçara em Ilha Bela (6 meses de filmagem; o isolamento; problemas de infraestrutura; desentendimentos entre o diretor (Cavalcanti) e o produtor (Uccelli); grandes gastos e a necessidade de regravar inúmeras vezes...)
- `` Depois de 22 anos de VC , agora sim podemos contar a historia dela. … A VC nasceu de um erro técnico e sofreu violentamente dentro de seu próprio erro…. Um grande erro cometido foi feito por um grande homem de cinema: Alberto Cavalcanti. Assumiu um cargo técnico que não tinha conhecimento profundo ….. ``
- Brasileiros X Alemães X Italianos – Uma disputa interna, sendo os ingleses neutros e havendo uma grande concorrência entre brasileiros e italianos.
- Como as coisas aconteceram lá dentro e como a VC mudou radialmente o modo de produção. A VC teria sido uma espécie de universidade para o cinema atual, toda a técnica de corte e produção de som seria resíduo do que se aprendeu nos estúdios.
- Franco Zampari mereceria uma estátua: criou TBC e a VC.
- Como foi o processo para ser chamado para trabalhar nos estúdios; a mobilidade de lá de dentro e como era a forma de aprendizado.
Oswaldo Sampaio (cineasta e produtor)
- Sotaque indefinido
- Veio ao Brasil ao convite de Cavalcanti; foi motivo de chacota por descer em Ilha Bela de terno e gravata.
- ``Eles tinham uma técnica de primeira, mas uma péssima administração… equipamentos impostados de primeira linha (…) outro erro foi construir estúdios muito grandes , esse dinheiro deveria ter sido usado para a produção ….``
- Problemas de distribuição
Ciccilo Matarazzo / Francisco Matarazzo Sobrinho (financiador)
- Sotaque italiano marcante
- Estudou junto com Zampari
- Um entusiasmo muito louco
- TBC- o começo da organização da trupe
- Cedeu sua fazenda de galinhas para ser o local
- Disse que não fazia ideia do que aconteceu com o terreno ( já na década de 80), teria cedido para a construção e depois teriam vendido ... ``a Vera Cruz sumiu, mas non quero saber o que aconteceu com o terreno... ``
Mario Sergio (ator)
- Como foi descoberto
- Todo o trabalho da produção do primeiro filme; todos os problemas.
- ``Nostalgia de um tempo que se perdeu … ``
Anselmo Duarte (ator)
- Diretores com boa formação, porém a maioria estava dirigindo pela primeira vez. Uma produção excepcional,
- Alguns atores com experiência (vindos da atlântica).
- Na atlântica era uma espécie de faz tudo, na VC era tudo diferente, havia divisão e especialização.
- Os técnicos eram muito disciplinados e experientes .... jamais se misturavam com a parte artística, como no RJ.
- ``A parte técnica era sensacional, porém a direção era feita por pessoas inexperiente ... os filmes eram salvos na sala de montagem .... tínhamos um grande montador, ele já tinha ganhado um Oscar por ``Terceiro Homem``.
- Era `` o artista mais bem pago do Brasil``.
- ``No início, nadavam no dinheiro, mas depois ... Zampari era bem intencionado, porém sem experiência``
- Tempo em excesso para fazer o filme, para fazer um 1 minuto de filme com cenas de circo, este ficou montado durante 1 mês nos estúdios. No roteiro haviam por volta de 8 pessoas.... ``davam muito palpite``.
- Enquanto isso os filmes da Atlântica eram feitos na rua, tudo na improvisação.
- Problemas de choque cultural: todos os diretores eram formados na Itália e queriam até colocar o sotaque italiano nas cenas ...( um dia e meio para gravar a cena final do filme)
- Zampari também gastava muito dinheiro com festas, atores exclusivos, o cachorro Duke...
- O desconhecimento da máfia da distribuição de filmes, além de maus negócios com as distribuidoras internacionais (o filme Cangaceiro – o único de grande retorno- foi um total sucesso , porém seus direitos tinham sido cedidos para pagar dívidas).
Documentários disponíveis na internet com o depoimento de Elaina Lage
ELIANE LAGE - VERA CRUZ
ELIANE LAGE- SINHÁ MOÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário