quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Primeira Ida aos Estúdios



            Durante o período de greve fomos fazer um reconhecimento da localização do nosso objeto de estudo. A maior parte dos membros não mora em São Bernardo (Clarice, Bruna e Mariana- somente o Edson mora em São Bernardo), sendo assim fomos fazer um reconhecimento da localização.

Mapa: Localização do que existe dos Estúdios Vera Cruz
             Nosso primeiro impacto, os estúdios ficam localizados em uma região bem central e de relativo grande movimento (há um ponto de ônibus e uma banca de jornal próximo a portaria), tendo grande facilidade de acesso.  Nossa segunda percepção foi o relativo abandono em que o local se encontrava, resolvemos dar o contorno e ver a real proporção dos estúdios.
            Começamos pela esquerda (rua Java), a principio há um pouco de comércio em volta ( loja de venda de veículos e ambulantes) e um grande paredão que dá a volta na VC ( em algumas partes pichados ). Depois começa o grande número de casas de alto padrão (esquerda da rua Java ) e o grande número de caros espalhados em volta dos muros da VC ( direita da rua Java), há uma pequena praça  e aparece a faculdade de Direito de São Bernardo (E) e como continuação  do pavilhão há um estacionamento privado. No fundo do quarteirão há a Cidade da Criança (Esquerda e início da rua Tasman) e do outro lado há os fundos da VC com alguns espaços vazios e alguns galpões ( há também tijolos e uma parte de um reboque de caminhão a esmo).
                 Mais um pouco a frente, continuam os casarões pelo lado esquerdo e aparece um colégio (EE Wallace Cockrane Simonsen) na parte que seria a continuação do quarteirão da VC e logo depois há uma praça e contornamos e entramos na rua Banda. Há continuação dos altos muros para o lado o fundo do colégio, acompanhado de um relativo conjunto de arvores. Logo depois podemos ver todo o outro lado do pavilhão e mais a frente podemos ver construções inacabadas que vão até o final da rua Banda (com aspecto de terem sido começadas há alguns anos, porém totalmente abandonadas).

            Assim terminamos de dar a volta no quarteirão e retornamos para Av. Lucas Nogueira e fomos perguntar informações na portaria, esperamos alguns instantes e fomos atendidas com um certo ar de surpresa pelos dois guardas. Falamos que estávamos fazendo uma pesquisa sobre os estúdios e queríamos informações sobre o local, eles falaram que tinha terminado a feira de malhas e que estavam desmontando a exposição. Perguntamos se haveria alguma forma de conseguirmos entrar para ver o pavilhão por dentro, entretanto foram categóricos que não poderiam permitir a entrada de ninguém, a única maneira de entrarmos dentro da VC seria esperar uma nova exposição , porém ele iria passar um telefone da administração do local ( um telefone da prefeitura de São Bernardo do Campo para falar com Vera), mas adiantaram que provavelmente não conseguiríamos nada e que esse número era fornecido para interessados em alugar o espaço. Fizemos mais algumas perguntas sobre a movimentação do local e falaram que muito raramente aparece alguém perguntando alguma coisa e pedimos para mostrarem o que seriam os prédios da VC; falaram que seriam somente os galpões, que o estacionamento no fundo era privado, do outro lado era um colégio e os outros prédios seriam obras paradas. Agradecemos a atenção que nos deram e finalizamos a nossa primeira ida a campo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário